quinta-feira, 3 de junho de 2010

Aparelhos Resistivos

Em nosso dia-a-dia utilizamos vários aparelhos elétricos onde são empregados circuitos com dois ou mais resistores. Em muitos destes circuitos, um único resistor deve ser percorrido por uma corrente elétrica maior que a suportada, e nestes casos utiliza-se uma associação de resistores. Em outras aplicações vários resistores são ligados um em seguida do outro para obter o circuito desejado, como é o caso das lâmpadas decorativas de natal.
Os resistores são elementos que apresentam resistência à passagem de eletricidade. Podem ter uma resistência fixa ou variável. A resistência elétrica é medida em
ohms.
Aparelhos resistivos apresentam um resistor, um fio que pode limitar de forma diferenciada a intensidade da corrente elétrica num circuito. Essa limitação está relacionada ao tipo de material utilizado no resistor, às suas dimensões físicas (comprimento e espessura) e à sua temperatura.
A intensidade da corrente elétrica de um circuito depende do resistor, de sua resistência elétrica e da tensão a que ele está submetido. São todos os aparelhos que convertem a energia elétrica em energia térmica.
Os Resistores podem ser Fixos ou Variáveis, onde os Fixos são Resistores cuja resistência elétrica não pode ser alterada (apresentam dois terminais), já os Resistores Variáveis são aqueles cuja resistência elétrica pode ser alterada através de um eixo ou curso (Reostato, Potenciômetro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário